Prefeitura de Solidão realiza testes rápidos da COVID-19 com comerciantes locais

publicado: 13/06/2020 00h00,
última modificação: 13/06/2020 00h00

Neste último sábado (13 de junho) a Prefeitura de Solidão através da Secretaria Municipal de Saúde, após publicação do Decreto Municipal de nº.030/2020, que determina medidas para retomada gradativa das atividades comerciais em Solidão, após deliberações do Comitê Municipal de Avaliação e Enfrentamento ao novo CORONAVÍRUS, em virtude da pandemia e o estado de emergência em Saúde Pública, convocamos reunião extraordinária com os comerciantes locais para prestar as instruções sobre os novos protocolos sanitários.

Visando uma retomada das atividades de forma mais segura, sem que haja o afrouxamento das medidas de prevenção a Covid-19, no momento foi realizada testagem por amostragem com os comerciantes presentes, através da secretaria municipal de saúde.

A intenção da testagem por amostragem foi estimar a proporção de pessoas que já estão com anticorpos para o vírus Sars-CoV-2, visto que, com a retomada das atividades comerciais irá aumentar a circulação de pessoas nos estabelecimentos, além de avaliar a velocidade de expansão da infecção viral e determinar o número de casos assintomáticos.

Sendo assim, foram realizados 58 testes todos com resultado negativo. Salientamos que por ser uma “amostragem” a quantidade de comerciantes testados foram suficientes. A ação posteriormente será estendida a outros grupos como exemplo os que estão mencionados na NOTA TÉCNICA – SES – Secretaria de Vigilância em Saúde – Nº 15/2020.

A secretaria de saúde de Solidão e equipe de Vigilância em Saúde se coloca à disposição para maiores esclarecimentos. Governo Municipal de Solidão, juntos somos fortes.