Djalma Alves de Souza, nascido no Sítio Jardim do município de Solidão em 25 de fevereiro de 1960, filho do casal Antonio Alves Sobrinho e Ana Marques Alves que tiveram 10 filhos, entre eles Djalma Alves de Souza. Sua carreira acadêmica iniciou-se na Escola Municipal Santo Inácio na zona rural deste município. Ao concluir o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, ingressou na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, onde concluiu o Ensino Médio – Magistério formando-se professor. Em 20 de junho de 1982 casou-se com Irene Espinhara de Souza com quem teve cinco filhos constituindo assim sua família.

Cursou sua graduação no Ensino da Matemática na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-AESA, especializou na área de exatas concluindo o curso no ano de 1992. Durante alguns anos lecionou em algumas escolas do município.

Em sua vida, priorizou a participação efetiva nas associações rurais, despertando assim seu interesse na política local, com o pensamento de desenvolver ações que contemplasse a melhoria de seu município.

No ano de 1988 ingressou na vida pública como Vereador. Realizando um trabalho responsável e voltado a população nas eleições que se seguiram foi obtendo uma margem cada vez maior de votos o que lhe garantiu sete mandatos consecutivos. Neste período foi presidente do Poder legislativo em três gestões de 2009 a 2014, deixando um legado da construção do Prédio para sede da Câmara de vereadores e um exemplo de gestão pública eficaz tendo suas contas todas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE.

No dia 02 de outubro do ano de 2016 foi eleito Prefeito da cidade de Solidão, com 2.335 votos. Governou os rumos do município na gestão de 2017-2020, sendo eleito novamente nas eleições de 2020 para a gestão 2021-2024, visando continuar com um trabalho amplo na melhoria da vida dos solidanenses e realizar uma gestão responsável, transparente e com muito trabalho.