Educação de Solidão Realiza Premiação Melhores do Ano para Professores

publicado: 26/12/2022 00h00,
última modificação: 06/03/2023 11h37

No dia 22 de Dezembro de 2022, aconteceu, na Câmara de Vereadores de Solidão, a premiação de vários estudantes e professores pelo destaque em algumas ações promovidas na educação municipal. Desde 2017, o município adotou a política de reconhecimento dos professores que conseguem alfabetizar 100% dos seus estudantes; dos alunos do 5º e 3º Ano dos anos iniciais do Projeto Matemática em Ação, classificando em ouro, prata e bronze e classificação de alunos e professores destaques nas Olimpíadas OAB, MOBFOG e ONC.

Neste ano, destacaram-se cinco professores. Fernanda Marques, Genaice Marinheiro e Leoneide Morais, todos da Escola Municipal Manoel Marques de Oliveira-Provoado Pelo Sinal. Ainda houram dois profissionais da educação reconhecidos: a professora Danielma Ferreira e Margarida Angélica, ambas da Escola Municipal José Alves Irmão- Sítio Jardim.

Alunos também foram reconhecidos. O Projeto Matemática em Ação teve sua culminância neste ano com a premiação dos estudantes do 5º Ano que mais se destacaram durante sua execução. Os alunos receberam as medalhas de ouro, prata e bronze. Esse projeto busca fortalecer o trabalho com os descritores da matriz de SAEPE e conta com um grande time de especialistas em matemática, coordenadores e gestores, além do próprio professor da turma.

Outra ação que vem ganhando destaque na rede municipal é a participação dos estudantes nas olimpíadas científicas nacionais como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OAB), Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os estudantes medalhistas e professores orientadores receberam premiaçã oem dinheiro e certificado de participação. É válido ressaltar que os medalhistas da OBMEP  receberão sua premiação na edição do prêmio 2023 pelo fato das medalhas não terem chegado ao município.

No momento da premiação, estavam presentes o prefeito, Djalma Alves, que parabenizou todo o corpo docento municipal e o desempenho dos alunos; os vereadores Antônio Marinheiro de Lima, Adriana de Lima e Telma Melo também prestigiaram o momento. Todas as escolas municipais receberam computadores de mesa como incentivo à educação. “Neste ano de 2022, tivemos avanços significativos em nossa alfabetização. Chegamos a um total de 80% de estudantes alfabetizados no 1º ano, 93% no 2º ano e 94% no 3º. Todos os nossos alfabetizadores estão de parabéns! Esse resultado nos enche de orgulho. Sabemos que não é fácil alfabetizar 100%; muitas coisas precisam ser considerradas e, entre elas, o tempo de cada criança. Nesse momento, queremos agradecer o trabalho de todos os alfabetizadores e externar a nossa gratidão através dos cinco professores que conseguiram alfabetizar 100% dos seus alunos.” Destaca a secretária de educação, Maria Aparecida Ramos.