Postado em 14 de Julho de 2022


  Com o apoio da Prefeitura Municipal de Solidão-PE, o grupo de Conselheiros Tutelares do Município recebeu treinamento e capacitação no Sistema de Informações sobre a Infância e Adolescência (SIPIA); programa que auxilia o trabalho dos conselheiros registrando os atendimentos e gerenciando documentos durante aplicação de medidas preventivas. A capacitação ocorreu em dois dias, com início na manhã desta quinta-feira, dia 14 de Julho de 2022. 

    O sistema fornece dados e informações sobre violações de direitos da criança e do adolescente e auxilia a formulaão de novas políticas públicas. O SIPIA é uma ferramenta que fornece um espaço digital para registro e tratamento de informações sobre a garantia e a defesa dos direitos fundamentais da criança e adolescente estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA; além de agregar dados a nível municipal, estadual e nacional, formando uma base de dados integrada em todo país. 

    Fornecendo esse expaço digital, o Conselho Tutelar de Solidão avança de maneira exponencial no direito da criança e do adolescente; assim, o uso do material físico tende a cair, fincando o trabalho dos conselheiros majoritariamente digital. O programa também ajuda a desburocratizar todo o processo administrativo quanto as demandas, tornando assim melhor, mais rápido e mais eficiente o trabalho. 

   Este feito foi possível com o apoio da Prefeitura Municipal de Solidão, mostrando assim comprometimento nos direitos e segurança da criança e do adolescente solidanense. No primeiro dia do curso, se fizeram presentes o Prefeito, Djalma Alves e a primeira Dama, Irene Espinhara. Agora, todos os procedimentos realizados pelos conselheiros deverão ser registrados nesse sitema nacional, que permitirá um melhor controle de dados em todas as situações.